A Igreja Pentecostal Shalom foi fundada pelo Pastor Rui Maia e pela Pastora Helena em 7 de Janeiro de 2006, iniciando a sua actividade na cidade de Espinho, na Rua 6 nº 1573, onde ainda hoje permanece como Igreja e Sede.

Esta Igreja surge da necessidade de dar a conhecer o Evangelho de Jesus Cristo de Nazaré a todos os Povos, independentemente da raça, côr, estado social ou etnia.

Ainda no mês de Julho do mesmo ano, o Ministério estende-se a Vila Nova de Gaia em Canidelo, com o mesmo objectivo, na Rua da Bélgica, estando então a ocorrer desde Junho em Aveiro, um Grupo de Fé numa casa particular com 10 pessoas, que numa necessidade evidente de conhecerem a  Palavra de Deus, juntam-se várias vezes por semana para orar e conhecer o Evangelho de Jesus.

Em Fevereiro de 2007, finalmente em Aveiro abrem-se as portas da Igreja Pentecostal Shalom, na Rua de Espinho, Bairro de Santiago, tendo como líder a Pastora Helena que se desloca de Espinho para Aveiro 3 vezes por semana, para orar, ensinar, ajudar e ouvir os irmãos que frequentam a Igreja.

Com uma mensagem simples de Fé e Esperança, onde a presença de Deus é uma constante, as pessoas aprendem, comunicam, ajudam-se, amam-se uns aos outros num reforçar da amizade que os une, acolhendo outros irmãos que nos procuram, partilhando experiências, testemunhos e vidas, nem sempre fáceis, mas que aqui assumem contornos de felicidade, pois " A Glória de Deus está aqui..."